Voo Atrasado ou Cancelado: Quais São os Meus Direitos?

O advogado especializado em Direito do Consumidor é o profissional que atua na defesa dos clientes em situações de abusos ou violações de direitos nas relações de compra e venda, como cobranças indevidas, fraudes bancárias, negativação irregular, problemas com serviços mal prestados e questões envolvendo a validade de contratos em geral. Seu papel é assegurar que os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) sejam respeitados, garantindo o equilíbrio nas relações de consumo.

Situações de atrasos ou cancelamentos de voos podem gerar transtornos significativos aos passageiros. Felizmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece direitos e compensações para proteger os consumidores nesses casos.

Assistência Imediata

Assim que a companhia aérea tiver conhecimento de que haverá atraso ou cancelamento de voo, deve imediatamente notificar o consumidor e oferecer as seguintes assistências:

  • A partir de 1 hora de atraso: Oferecimento de comunicação (internet, telefone, etc.)

  • A partir de 2 horas de atraso: Fornecimento de alimentação (voucher, refeição, lanche, etc.)

  • A partir de 4 horas de atraso: Disponibilização de hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta.


Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.

Opções em Caso de Atraso ou Cancelamento

Quando o atraso do voo ultrapassar 4 horas ou em casos de cancelamento, o passageiro tem direito a:

  • Reacomodação: Em voo próprio ou de outra empresa aérea, na primeira oportunidade.

  • Reembolso Integral: Do valor pago pela passagem.

  • Execução do Serviço por Outra Modalidade de Transporte: Se disponível e adequado.


A escolha entre essas opções é do passageiro.

 

Indenização Adiciona:

Se o passageiro sofrer danos adicionais devido ao atraso ou cancelamento, como perda de eventos importantes, é possível buscar uma indenização adicional. Para isso, recomenda-se registrar uma reclamação na plataforma “Consumidor” do governo federal ou procurar o Procon.

Orientações Finais:

  • Documentação: Guarde todos os comprovantes relacionados ao voo, como bilhetes, recibos de despesas e registros de comunicação com a companhia aérea.

  • Comunicação: Mantenha-se informado sobre o status do voo e as opções disponíveis.

  • Assistência Jurídica: Em casos de descumprimento dos direitos ou para orientações adicionais, consulte um advogado especializado em direito do consumidor.


Precisa de Assistência Jurídica Especializada? Se você está enfrentando problemas relacionados a atrasos ou cancelamentos de voos e busca orientação jurídica, nosso escritório de advocacia está à disposição para auxiliá-lo.

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